Se sente dormência
genital quando anda de bicicleta, deverá ajustar ou mesmo mudar o selim antes
que tenha complicações maiores, como disfunção eréctil (homens) ou perda de
sensibilidade (mulheres).
Há 2 factores muito
importantes na anatomia do selim que estão relacionados com a pressão imposta
no períneo, afectando a circulação de sangue ou comprimindo os nervos nessa
zona: a largura e o comprimento de selim.
Embora praticamente
todos os selins tenham “nariz”, o que ajuda na estabilidade do ciclista, está
provado que a sua presença reduz a circulação sanguínea genital. No entanto,
não precisa de ir a correr trocar por um selim curto, que até são difíceis de
encontrar. Experimente baixar o nariz uns milímetros, até sentir que
está numa posição confortável, sem dormência genital.
Caso este procedimento
não reduza a dormência, então pense em trocar de selim.
Escolha um que seja
largo o suficiente para assentar os ossos pélvicos. Ossos bem assentes retiram
bastante pressão entrepernas e são uma boa medida para evitar futuros
problemas.
Preste atenção á
curvatura do selim na parte traseira. Se for curva (côncava) vai apoiar mais o
períneo em vez de apoiar os ossos. Escolha um selim mais direito. Evite também
os selins com buraco estreito no meio. Os melhores são aqueles que têm uma
grande abertura no meio – são basicamente duas faixas ao comprido- caso não
possa adquirir um destes, opte por um sem buraco nenhum.
Por fim, fuja dos selins
fofinhos e das coberturas fofinhas dos selins. Estes só vão aumentar a pressão
onde não devem. Escolha um suficientemente firme para dar um bom apoio.
Por fim, pedale um pouco
em pé de vez em quando, para permitir a circulação do sangue.
Constança Camilo-Alves
Resumindo:
- Baixe um pouco o nariz
do selim
- Escolha um selim largo
o suficiente para apoiar os ossos pélvicos
- Um selim plano é
melhor que côncavo
- Selim sem buraco
protege mais do que com buraco estreito
- Fuja dos selins fofinhos e das coberturas
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